Info Descarbonização | Acordo de Paris

O Acordo de Paris foi um marco importante no esforço global para combater as alterações climáticas e tem como principal objetivo limitar o aumento da temperatura global a menos de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e, preferencialmente, assegurar que as temperaturas globais fiquem abaixo dos 1,5 grau Celsius. Os países que fazem parte […]

Info Descarbonização | Produção de Baterias

Ainda que varie consoante o tipo de energias utilizadas nos processos produtivos, a produção de bateria para veículo elétrico, apresenta uma elevada pegada carbónica. No entanto, durante a sua utilização um veículo elétrico tem capacidade de emitir cerca de três vezes menos GEE quando comparado, com um veículo a combustão tornando esta tipologia significativamente menos […]

Info Descarbonização | Emissões dos Aviões

Os transportes representam 25% das emissões de dióxido de carbono mundial. Não considerando as bicicletas, o meio de deslocação privado com menor pegada carbónica é o carro elétrico. Comparativamente, um veículo a gasolina ou gasóleo tem um impacto médio de cerca de 170g de GEE por passageiro por quilómetro enquanto num veículo elétrico, este valor […]

Info Descarbonização | Emissões dos Transportes

Em 2018 o setor dos transportes emitiu 8 mil milhões de toneladas de CO2, correspondendo a 24% do total de emissões de CO2, mundialmente. Neste âmbito, os veículos terrestres são responsáveis por 74,5%, sendo que os veículos de passageiros representam 45,1% e são o meio de transporte que apresenta o maior impacto. Como tal, os […]

Info Descarbonização | Portugal e redução de GEE

Esta tendência de decréscimo verificada nos últimos anos, redução de 66% de 2017 para 2021, é explicada, em grande parte, pela redução das emissões do setor da energia, uma vez que se verificou o fim da produção de eletricidade a partir do carvão e um forte crescimento de fontes renováveis de produção de energia elétrica. […]

Info Descarbonização | Mais emissões de GEE

As emissões globais de gases com efeito de estufa continuam a aumentar numa altura em que é necessário reduzi-las rapidamente. Para se conseguir alcançar este desígnio, é necessário analisar quais as suas origens, ou seja, quais os setores que mais contribuem para as alterações climáticas. A partir desta análise, é possível identificar oportunidades de melhoria […]

Info Descarbonização | Totalidade das GEE

Em 2021, foi registado um valor total de 54,59 mil milhões de emissões com GEE em todo o mundo, sendo a China e os Estados Unidos da América os países que registaram os valores mais altos, emitindo 13,71 e 5,93 mil milhões de toneladas de GEE, respetivamente. Se considerarmos as emissões de GEE per capita, […]

Info Descarbonização | Scope 3

As emissões de Scope 3 encontram-se divididas em 15 categorias distintas, ainda que nem todas as categorias sejam consideradas materiais para uma Organização. Neste contexto, destacam-se as emissões de GEE associadas à aquisição de matérias-primas, ao transporte de bens e serviços a montante e a jusante, aos resíduos gerados nas operações, às viagens de negócio […]

Info Descarbonização | Scope 2

As emissões de Scope 2 podem ser quantificadas com base numa abordagem market-based ou location-Based. As emissões market-based são calculadas com base na intensidade de carbono da eletricidade registada pela entidade fornecedora de energia. Como tal, caso a organização recorra a eletricidade de fontes mais limpas, as emissões de Scope 2 serão mais reduzidas. Por […]

Roteiro de Descarbonização | Apresentações Públicas

Nos dias 11, 13 e 14 de dezembro, a Mobinov – Cluster Automóvel de Portugal promoveu uma série de Apresentações Públicas que assinalaram um marco significativo no âmbito do projeto “Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel”. Estes eventos ocorreram nas instalações de três dos nossos membros: Mold-Tech, MCG e Palbit. O projeto em questão destaca-se […]