As emissões de Scope 3 encontram-se divididas em 15 categorias distintas, ainda que nem todas as categorias sejam consideradas materiais para uma Organização.
Neste contexto, destacam-se as emissões de GEE associadas à aquisição de matérias-primas, ao transporte de bens e serviços a montante e a jusante, aos resíduos gerados nas operações, às viagens de negócio realizadas, aos movimentos pendulares dos trabalhadores entre as suas habitações e os seus postos de trabalho, as emissões relacionadas com a utilização dos respetivos produtos e os GEE gerados no tratamento destes, no seu final de vida.
O acompanhamento e a gestão das emissões de Scope 3 no setor automóvel são fundamentais para que as empresas avaliem e reduzam o seu impacto ambiental ao longo de toda a cadeia de valor. De igual forma, iniciativas neste campo acabam por gerar, muitas das vezes, efeitos de alavancagem, promovendo a adoção de boas-práticas ambientais em grande parte dos stakeholders.
O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional terá estes mesmos fatores em consideração de forma a, de uma forma efetiva, reduzir o impacto destas indústrias no meio ambiente e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência das Organizações aos desafios climáticos futuros.
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