Evento Final ReStartSMEs | Resultados

Num mundo que evolui cada vez mais rápido, as PME enfrentam desafios e oportunidades sem precedentes. As tecnologias avançadas prometem ser um fator de mudança no aumento da resiliência e da competitividade das PME. O evento final conjunto dos projetos COSME, STARS e ReStartSMEs, realizado a 26 de setembro de 2023, proporcionou uma oportunidade para explorar as principais conclusões e recomendações políticas decorrentes destas iniciativas inovadoras.

O evento registou uma afluência impressionante, com mais de 170 participantes, incluindo representantes de instituições da União Europeia, clusters, autoridades nacionais e regionais, instituições de investigação e PME. Realizado no prestigiado Comité das Regiões (CR) e apadrinhado por Eugenio Giani, Presidente da Região da Toscana e membro do CR, o evento reuniu algumas das maiores mentes neste domínio.

Insights, Recomendações e Networking: O que diferenciou este evento

O programa proporcionou aos participantes uma experiência completa e profunda. Aqui estão alguns dos principais destaques que tornaram este evento particularmente impressionante:

  • Apresentações detalhadas: A agenda incluiu apresentações que destacaram as principais conclusões e lições aprendidas com os projetos “STARS” e “ReStartSMEs”. Estas apresentações proporcionaram uma oportunidade única para obter uma visão profunda dos conhecimentos gerados por estas iniciativas.
  • Recomendações políticas: Os participantes tiveram a oportunidade de descobrir recomendações políticas que têm o potencial de impulsionar a competitividade, a inovação e a resiliência nos ecossistemas industriais em toda a Europa. Estes conhecimentos políticos são inestimáveis para moldar o futuro das PME.
  • Oportunidades de networking: O programa do evento incluiu tempo dedicado ao networking. Os participantes tiveram a oportunidade de estabelecer contactos com decisores políticos nacionais e regionais, especialistas do setor e proprietários de PME com ideias semelhantes. Estas oportunidades de networking foram fundamentais para criar ligações e colaborações significativas no mundo empresarial.
  • Exploração de tecnologias avançadas: A ordem de trabalhos debruçou-se sobre o papel das tecnologias avançadas na definição do futuro das PME tradicionais europeias. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a forma como as soluções de ponta redefinem o panorama das PME, tornando-as mais resistentes e competitivas.

Um roteiro para o sucesso: Moldar o futuro das PME europeias

O evento final dos projetos STARS e ReStartSMEs não foi apenas um encontro, foi uma experiência fascinante concebida para capacitar as PME com os conhecimentos, as perspectivas e as ligações de que necessitam para prosperar num mundo empresarial em constante evolução.

Caso queira saber mais sobre os resultados destes projetos inovadores, visite o site.

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)