Oportunidades
de Negócio

REMOBILISE | Missão em Budapeste

A Hungria vai tornar-se o quarto maior produtor de baterias do mundo

Os problemas das nossas cidades sufocadas por uma urbanização acelerada, os obstáculos de infraestruturas obsoletas com centenas de anos de legado e os limites das soluções de mobilidade sustentável são desafios que exigem respostas cada vez mais urgentes. Não temos respostas imediatas, mas temos conhecimento adquirido. A série de eventos decorrentes da terceira missão do projeto REMOBILISE, juntando clusters de inovação de vários países europeus, teve como objetivo explorar estas questões com o contributo de players da indústria internacional e nacional, decisores do setor e especialistas. Para além da partilha de conhecimentos, o REMOBILISE e estes eventos visam conectar os intervenientes no ecossistema nacional e europeu da mobilidade eletrónica e promover oportunidades de cooperação – afirmou Veronika Erős, Vice-Presidente da Comunidade de Conhecimento e Inovação da Mobilidade Urbana do EIT, Associação Internacional e Gestora de Desenvolvimento de Negócios do ZONE Cluster (parceiro e organizador desta missão).

A próxima década trará também uma mudança de paradigma na mobilidade sustentável, especialmente agora que a inteligência artificial está a abrir diariamente o espaço para soluções inovadoras que, ainda há um ano, eram uma barreira intransponível para investigadores e empresas. As formas revolucionárias de mobilidade do século XXI, os sistemas de transporte inteligentes e as soluções tecnológicas de topo já estão nas nossas mãos. No entanto, em muitos casos, as infraestruturas, o desenvolvimento do ecossistema do setor e o quadro jurídico e regulamentar têm ainda de acompanhar esta transformação. Nos últimos anos, foram introduzidas regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas para reduzir as emissões de carbono. Consequentemente, a regulamentação ambiental da União Europeia para veículos motorizados também está a mudar, o que significa que a indústria automóvel e de fabrico de componentes está a mudar. Para além da regulamentação cada vez mais rigorosa em matéria de política climática, podem ser identificadas várias outras tendências que afetam o setor automóvel – digitalização, mudança geracional, etc. (influenciando o funcionamento da indústria automóvel e de componentes e, consequentemente, o funcionamento das cadeias de abastecimento do setor). Os automóveis autónomos, as bicicletas inteligentes e os drones que aprendem sozinhos estão ao alcance de quase todos nós, mas a sua utilização segura e a sua implementação em massa dependerão em grande medida do quadro institucional, do ambiente financeiro e, por último, mas não menos importante, da base energética estratégica nacional.

“As indústrias modernas serão ecológicas e de alta tecnologia”, afirmou o Dr. Ádám Nagy, Secretário de Estado Adjunto da Indústria Húngaro, na sua apresentação. A quota de veículos de propulsão alternativa está a aumentar de forma constante tanto no mercado mundial como no da UE, prevendo-se que esta tendência se mantenha até 2030. A Hungria está a esforçar-se por proporcionar um ponto de encontro seguro para o setor; os fornecedores do setor automóvel que encerraram atividade na Alemanha estão a reabrir na Hungria e a formar cadeias de valor com empresas asiáticas. A indústria das baterias é o que torna o ecossistema automóvel húngaro excecional e único na Europa. De acordo com o estudo da BloombergNEF sobre a expansão da capacidade, a Hungria tem boas hipóteses de se tornar o quarto maior produtor mundial de baterias. “Ao mesmo tempo, o objetivo é criar uma cadeia de valor de baterias sustentável e socialmente aceitável”, sublinhou.

A Hungria está empenhada em atingir a neutralidade carbónica até 2050. Para atingir este objetivo, 3-4% do PIB nacional deve ser reinvestido na economia ao longo de três décadas, e o desenvolvimento das indústrias de baterias e automóvel é uma pedra angular para cumprir com êxito este compromisso. Este processo insere-se naturalmente no contexto da UE, pelo que a promoção da cooperação entre os países ocidentais e orientais da UE é uma prioridade. A indústria húngara de baterias cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos e foi criada uma cadeia de valor significativa de baterias na economia nacional, principalmente devido a quase 20 mil milhões de euros de investimento direto estrangeiro. O principal objetivo da Associação Húngara de Baterias é apoiar a implementação da estratégia governamental em matéria de baterias”, afirmou Péter Kaderják, Diretor Executivo da Associação Húngara de Baterias e antigo Secretário de Estado da Energia e da Política Climática, que salientou o papel estratégico da indústria de baterias na economia húngara.

Um objetivo importante do REMOBILISE é apoiar as pequenas e médias empresas inovadoras no domínio da mobilidade eletrónica. Na conferência, representantes de organizações scalling-up que apoiam projetos inovadores discutiram a atual competitividade do ecossistema nacional e regional de mobilidade eletrónica numa mesa redonda. Durante o debate, Szabolcs Szolnoki, Secretário de Estado Adjunto da Tecnologia, afirmou que, na Hungria, pensar em termos de estratégias, de um ambiente jurídico adequado e de programas de financiamento direcionados, especialmente para o desenvolvimento de novas tecnologias, são elementos críticos da estratégia europeia de mobilidade.

O evento de três dias incluiu uma conferência de dia inteiro, visitas a sítios inovadores e uma sessão de formação específica centrada nos fundos da União Europeia. Na primeira metade do segundo dia, decorreu uma visita à frota de autocarros eléctricos Ikarus da Volánbusz Zrt. em Székesfehérvár (focada no desenvolvimento de veículos e na ecológica da frota) e ao seu sistema de carregamento elétrico, bem como ao mais recente autocarro midi da família Ikarus, assim como também foram apresentados a delegação internacional e aos parceiros do cluster. A delegação visitou depois o Campus de Inovação de Budapeste da Bosch, que é o centro de engenharia do grupo Bosch na Hungria, onde os peritos da empresa apresentaram as atividades e as mais recentes inovações em matéria de mobilidade eletrónica, incluindo uma demonstração do campo de ensaio automóvel do Campus. No terceiro dia do evento, a delegação internacional e os parceiros do projeto participaram num workshop interativo para aprenderem sobre candidaturas bem sucedidas ao Horizonte Europa.

Sobre o REMOBILISE: O projeto REMOBILISE (que significa REagrupar os clusters da MOBILIdade para desenvolver competências e intercâmbios) foi oficialmente lançado em fevereiro de 2022. É um projeto de 24 meses que tem como objetivos gerais de reforçar a excelência da gestão dos clusters, facilitando simultaneamente as ligações estratégicas entre os nossos clusters e os nossos ecossistemas especializados e cidades em toda a Europa, no sector da mobilidade.

Webinar REMOBILISE: “À descoberta do ecossistema de mobilidade REMOBILISE”

Localização: Online

Data e hora: Quinta-feira, 21 de setembro de 2023, 10:30 – 12:00 CEST

Preço: Gratuito

Participantes: Todas as organizações do setor da mobilidade e setores conexos

Oradores: Geoffroy Martin (NextMove), Katja Eichinger (Cluster Mobility&Logistics), Ana Pereira (Mobinov), Krisztina Koncz e Marcell Romsics (ZONE Cluster), TBC (RAI Automotive NL)

Link de registo: REMOBILISE Webinar : “Discovering the REMOBILISE Mobility Ecosystem” (office.com)

Programa:

Este webinar irá aprofundar os ecossistemas de mobilidade dos parceiros do REMOBILISE. Em torno das principais tendências e desafios do setor, cada cluster dará uma visão do seu próprio ecossistema e abordará um tópico específico no centro das suas atividades (Materiais, Eletrónica de energia, Hidrogénio, Smart Cities, Baterias).

Cada intervenção apresentará, em primeiro lugar, as principais entidades locais e nacionais do setor, bem como informações sobre os últimos desenvolvimentos e os desafios que se colocam. Para uma compreensão mais concreta, os oradores destacarão depois as iniciativas em curso no ecossistema de cada parceiro e identificarão oportunidades de financiamento regional/nacional.

HorárioParceirosTópico da mobilidadeOrador
10.35-10.40Boas-vindas
10.40-10.55RAI Automotive NLMateriaisTBC
10.55-11.10NextMoveEletrónica de energiaGeoffroy Martin
11.10-11.25Cluster Mobility&LogisticsHidrogénio na mobilidadeKatja Eichinger
11.25-11.40MobinovSmart CitiesAna Pereira
11.40-11.55Zone ClusterProdução e estratégia de baterias na HungriaKrisztina Koncz and Marcell Romsics

Em detalhe:

RAI Automotive NL: Materiais

Nos próximos anos, a indústria automóvel internacional enfrenta a tarefa de reduzir ainda mais as emissões de CO2, tanto na utilização de veículos na estrada como na sua produção. O peso dos veículos desempenha um papel essencial neste domínio. Materiais novos, naturais e mais leves, bem como uma utilização mais intensiva dos materiais existentes, como o aço de alta qualidade e o alumínio, e o seu processamento inteligente, são os ingredientes-chave para alcançar a desejada redução de CO2. A organização circular da cadeia e a aplicação circular de componentes e sistemas estão a ser aceleradas, impulsionadas em parte pelo Pacto Ecológico Europeu.

A diversidade de novos materiais e a combinação com os materiais existentes (hibridização) conduzem a desafios na produção. Esta hibridação exige novas metodologias e tecnologias de processamento, manuseamento e junção, ao mesmo tempo que a produção terá de ser mais eficiente (em termos energéticos). Outra tendência na indústria automóvel é a personalização cada vez maior dos veículos, tamanho de série 1. Para acompanhar todos estes desenvolvimentos, ou mesmo para nos mantermos à frente deles, teremos de adotar coletivamente várias inovações. A cooperação é fundamental!

Orador: TBC

NextMove: Eletrónica de energia

Num contexto de eletrificação rápida e de necessidades crescente de sistemas de energia eficientes, a eletrónica de energia tornou-se um setor estratégico, dado o seu papel essencial na conversão de energia, no carregamento e no controlo dos motores eléctricos. Na fronteira entre os setores da mobilidade e da eletrónica, prevê-se que os dispositivos de eletrónica de energia estejam presentes em 100% do mercado automóvel até 2030. Dos veículos eléctricos a bateria aos híbridos completos e aos híbridos recarregáveis, todos os automóveis vendidos terão pelo menos um inversor, pelo menos um conversor DCDC e provavelmente 1/3 do mercado necessitará de um carregador de bordo de alta tensão.

Ao mesmo tempo, os novos materiais e tecnologias de semicondutores estão a gerar grandes transformações, oferecendo soluções mais compactas, mais leves e com maior rendimento. O setor está, portanto, a sofrer alterações, tanto em termos de quota de mercado como de tecnologia. A NextMove está na vanguarda destes desenvolvimentos, participando no projeto comum dos setores automóvel e eletrónico franceses com o objetivo de acelerar a capacidade de inovação em França e de se tornar um líder mundial no setor.

Orador: Geoffroy Martin

Cluster Mobility&Logistics: Hidrogénio na mobilidade

A intervenção centrar-se-á numa iniciativa relevante: a rede de inovação do Cluster Mobilidade e Logística “HY2.ZERO – Mobility needs Hydrogen”, que visa apoiar a industrialização das tecnologias do hidrogénio e das células de combustível através de soluções novas e melhoradas, fazendo assim parte do arranque do mercado.

Orador: Katja Eichinger

Mobinov: Smart Cities

Na Europa, as cidades inteligentes estão a emergir rapidamente à medida que os centros urbanos adoptam tecnologias inovadoras para enfrentar os desafios da urbanização. Estas cidades dão prioridade à sustentabilidade, eficiência e envolvimento dos cidadãos, investindo em IoT, análise de dados e soluções de energias renováveis. Através de esforços de colaboração entre os setores público e privado, as Cidades Inteligentes Europeias esforçam-se por criar comunidades interligadas, resilientes e inclusivas, melhorando a qualidade de vida global dos residentes.

Orador: Ana Pereira

Zone Cluster: Produção e estratégia de baterias na Hungria

Uma vez que o fabrico de baterias é uma componente crucial da produção de veículos elétricos, existe uma intensa rivalidade por estas capacidades na Europa, que devem ser construídas em tempo recorde para acompanhar a procura. Devido à sua localização geográfica central, aos investimentos em instalações de produção de células e baterias, à presença de importantes fabricantes de automóveis e a um forte setor de fornecedores, a Hungria encontra-se numa posição perfeita no mapa europeu das baterias. A Hungria, juntamente com a Alemanha, está a tornar-se um dos principais produtores europeus de baterias de iões de lítio.

Orador: Marcell Romsics & Krisztina Koncz

Sobre o REMOBILISE

O projeto REMOBILISE irá proporcionar atividades de formação e educação aos membros do cluster para promover a sua colaboração com as entidades a nível local relevantes assim como da UE e oferecer apoio para a expansão a nível europeu.

As formações incluirão sessões de aprendizagem online sobre vários tópicos que terão como objetivo ajudar todos os intervenientes do setor da mobilidade a desenvolver competências e conhecimentos, para estabelecer com sucesso a sua posição a nível europeu com uma orientação adaptada.

Saiba mais aqui!

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