Localização: Online

Data e hora: Quinta-feira, 21 de setembro de 2023, 10:30 – 12:00 CEST

Preço: Gratuito

Participantes: Todas as organizações do setor da mobilidade e setores conexos

Oradores: Geoffroy Martin (NextMove), Katja Eichinger (Cluster Mobility&Logistics), Ana Pereira (Mobinov), Krisztina Koncz e Marcell Romsics (ZONE Cluster), TBC (RAI Automotive NL)

Link de registo: REMOBILISE Webinar : “Discovering the REMOBILISE Mobility Ecosystem” (office.com)

Programa:

Este webinar irá aprofundar os ecossistemas de mobilidade dos parceiros do REMOBILISE. Em torno das principais tendências e desafios do setor, cada cluster dará uma visão do seu próprio ecossistema e abordará um tópico específico no centro das suas atividades (Materiais, Eletrónica de energia, Hidrogénio, Smart Cities, Baterias).

Cada intervenção apresentará, em primeiro lugar, as principais entidades locais e nacionais do setor, bem como informações sobre os últimos desenvolvimentos e os desafios que se colocam. Para uma compreensão mais concreta, os oradores destacarão depois as iniciativas em curso no ecossistema de cada parceiro e identificarão oportunidades de financiamento regional/nacional.

HorárioParceirosTópico da mobilidadeOrador
10.35-10.40Boas-vindas
10.40-10.55RAI Automotive NLMateriaisTBC
10.55-11.10NextMoveEletrónica de energiaGeoffroy Martin
11.10-11.25Cluster Mobility&LogisticsHidrogénio na mobilidadeKatja Eichinger
11.25-11.40MobinovSmart CitiesAna Pereira
11.40-11.55Zone ClusterProdução e estratégia de baterias na HungriaKrisztina Koncz and Marcell Romsics

Em detalhe:

RAI Automotive NL: Materiais

Nos próximos anos, a indústria automóvel internacional enfrenta a tarefa de reduzir ainda mais as emissões de CO2, tanto na utilização de veículos na estrada como na sua produção. O peso dos veículos desempenha um papel essencial neste domínio. Materiais novos, naturais e mais leves, bem como uma utilização mais intensiva dos materiais existentes, como o aço de alta qualidade e o alumínio, e o seu processamento inteligente, são os ingredientes-chave para alcançar a desejada redução de CO2. A organização circular da cadeia e a aplicação circular de componentes e sistemas estão a ser aceleradas, impulsionadas em parte pelo Pacto Ecológico Europeu.

A diversidade de novos materiais e a combinação com os materiais existentes (hibridização) conduzem a desafios na produção. Esta hibridação exige novas metodologias e tecnologias de processamento, manuseamento e junção, ao mesmo tempo que a produção terá de ser mais eficiente (em termos energéticos). Outra tendência na indústria automóvel é a personalização cada vez maior dos veículos, tamanho de série 1. Para acompanhar todos estes desenvolvimentos, ou mesmo para nos mantermos à frente deles, teremos de adotar coletivamente várias inovações. A cooperação é fundamental!

Orador: TBC

NextMove: Eletrónica de energia

Num contexto de eletrificação rápida e de necessidades crescente de sistemas de energia eficientes, a eletrónica de energia tornou-se um setor estratégico, dado o seu papel essencial na conversão de energia, no carregamento e no controlo dos motores eléctricos. Na fronteira entre os setores da mobilidade e da eletrónica, prevê-se que os dispositivos de eletrónica de energia estejam presentes em 100% do mercado automóvel até 2030. Dos veículos eléctricos a bateria aos híbridos completos e aos híbridos recarregáveis, todos os automóveis vendidos terão pelo menos um inversor, pelo menos um conversor DCDC e provavelmente 1/3 do mercado necessitará de um carregador de bordo de alta tensão.

Ao mesmo tempo, os novos materiais e tecnologias de semicondutores estão a gerar grandes transformações, oferecendo soluções mais compactas, mais leves e com maior rendimento. O setor está, portanto, a sofrer alterações, tanto em termos de quota de mercado como de tecnologia. A NextMove está na vanguarda destes desenvolvimentos, participando no projeto comum dos setores automóvel e eletrónico franceses com o objetivo de acelerar a capacidade de inovação em França e de se tornar um líder mundial no setor.

Orador: Geoffroy Martin

Cluster Mobility&Logistics: Hidrogénio na mobilidade

A intervenção centrar-se-á numa iniciativa relevante: a rede de inovação do Cluster Mobilidade e Logística “HY2.ZERO – Mobility needs Hydrogen”, que visa apoiar a industrialização das tecnologias do hidrogénio e das células de combustível através de soluções novas e melhoradas, fazendo assim parte do arranque do mercado.

Orador: Katja Eichinger

Mobinov: Smart Cities

Na Europa, as cidades inteligentes estão a emergir rapidamente à medida que os centros urbanos adoptam tecnologias inovadoras para enfrentar os desafios da urbanização. Estas cidades dão prioridade à sustentabilidade, eficiência e envolvimento dos cidadãos, investindo em IoT, análise de dados e soluções de energias renováveis. Através de esforços de colaboração entre os setores público e privado, as Cidades Inteligentes Europeias esforçam-se por criar comunidades interligadas, resilientes e inclusivas, melhorando a qualidade de vida global dos residentes.

Orador: Ana Pereira

Zone Cluster: Produção e estratégia de baterias na Hungria

Uma vez que o fabrico de baterias é uma componente crucial da produção de veículos elétricos, existe uma intensa rivalidade por estas capacidades na Europa, que devem ser construídas em tempo recorde para acompanhar a procura. Devido à sua localização geográfica central, aos investimentos em instalações de produção de células e baterias, à presença de importantes fabricantes de automóveis e a um forte setor de fornecedores, a Hungria encontra-se numa posição perfeita no mapa europeu das baterias. A Hungria, juntamente com a Alemanha, está a tornar-se um dos principais produtores europeus de baterias de iões de lítio.

Orador: Marcell Romsics & Krisztina Koncz

Sobre o REMOBILISE

O projeto REMOBILISE irá proporcionar atividades de formação e educação aos membros do cluster para promover a sua colaboração com as entidades a nível local relevantes assim como da UE e oferecer apoio para a expansão a nível europeu.

As formações incluirão sessões de aprendizagem online sobre vários tópicos que terão como objetivo ajudar todos os intervenientes do setor da mobilidade a desenvolver competências e conhecimentos, para estabelecer com sucesso a sua posição a nível europeu com uma orientação adaptada.

Saiba mais aqui!