A Hungria vai tornar-se o quarto maior produtor de baterias do mundo

Os problemas das nossas cidades sufocadas por uma urbanização acelerada, os obstáculos de infraestruturas obsoletas com centenas de anos de legado e os limites das soluções de mobilidade sustentável são desafios que exigem respostas cada vez mais urgentes. Não temos respostas imediatas, mas temos conhecimento adquirido. A série de eventos decorrentes da terceira missão do projeto REMOBILISE, juntando clusters de inovação de vários países europeus, teve como objetivo explorar estas questões com o contributo de players da indústria internacional e nacional, decisores do setor e especialistas. Para além da partilha de conhecimentos, o REMOBILISE e estes eventos visam conectar os intervenientes no ecossistema nacional e europeu da mobilidade eletrónica e promover oportunidades de cooperação – afirmou Veronika Erős, Vice-Presidente da Comunidade de Conhecimento e Inovação da Mobilidade Urbana do EIT, Associação Internacional e Gestora de Desenvolvimento de Negócios do ZONE Cluster (parceiro e organizador desta missão).

A próxima década trará também uma mudança de paradigma na mobilidade sustentável, especialmente agora que a inteligência artificial está a abrir diariamente o espaço para soluções inovadoras que, ainda há um ano, eram uma barreira intransponível para investigadores e empresas. As formas revolucionárias de mobilidade do século XXI, os sistemas de transporte inteligentes e as soluções tecnológicas de topo já estão nas nossas mãos. No entanto, em muitos casos, as infraestruturas, o desenvolvimento do ecossistema do setor e o quadro jurídico e regulamentar têm ainda de acompanhar esta transformação. Nos últimos anos, foram introduzidas regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas para reduzir as emissões de carbono. Consequentemente, a regulamentação ambiental da União Europeia para veículos motorizados também está a mudar, o que significa que a indústria automóvel e de fabrico de componentes está a mudar. Para além da regulamentação cada vez mais rigorosa em matéria de política climática, podem ser identificadas várias outras tendências que afetam o setor automóvel – digitalização, mudança geracional, etc. (influenciando o funcionamento da indústria automóvel e de componentes e, consequentemente, o funcionamento das cadeias de abastecimento do setor). Os automóveis autónomos, as bicicletas inteligentes e os drones que aprendem sozinhos estão ao alcance de quase todos nós, mas a sua utilização segura e a sua implementação em massa dependerão em grande medida do quadro institucional, do ambiente financeiro e, por último, mas não menos importante, da base energética estratégica nacional.

“As indústrias modernas serão ecológicas e de alta tecnologia”, afirmou o Dr. Ádám Nagy, Secretário de Estado Adjunto da Indústria Húngaro, na sua apresentação. A quota de veículos de propulsão alternativa está a aumentar de forma constante tanto no mercado mundial como no da UE, prevendo-se que esta tendência se mantenha até 2030. A Hungria está a esforçar-se por proporcionar um ponto de encontro seguro para o setor; os fornecedores do setor automóvel que encerraram atividade na Alemanha estão a reabrir na Hungria e a formar cadeias de valor com empresas asiáticas. A indústria das baterias é o que torna o ecossistema automóvel húngaro excecional e único na Europa. De acordo com o estudo da BloombergNEF sobre a expansão da capacidade, a Hungria tem boas hipóteses de se tornar o quarto maior produtor mundial de baterias. “Ao mesmo tempo, o objetivo é criar uma cadeia de valor de baterias sustentável e socialmente aceitável”, sublinhou.

A Hungria está empenhada em atingir a neutralidade carbónica até 2050. Para atingir este objetivo, 3-4% do PIB nacional deve ser reinvestido na economia ao longo de três décadas, e o desenvolvimento das indústrias de baterias e automóvel é uma pedra angular para cumprir com êxito este compromisso. Este processo insere-se naturalmente no contexto da UE, pelo que a promoção da cooperação entre os países ocidentais e orientais da UE é uma prioridade. A indústria húngara de baterias cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos e foi criada uma cadeia de valor significativa de baterias na economia nacional, principalmente devido a quase 20 mil milhões de euros de investimento direto estrangeiro. O principal objetivo da Associação Húngara de Baterias é apoiar a implementação da estratégia governamental em matéria de baterias”, afirmou Péter Kaderják, Diretor Executivo da Associação Húngara de Baterias e antigo Secretário de Estado da Energia e da Política Climática, que salientou o papel estratégico da indústria de baterias na economia húngara.

Um objetivo importante do REMOBILISE é apoiar as pequenas e médias empresas inovadoras no domínio da mobilidade eletrónica. Na conferência, representantes de organizações scalling-up que apoiam projetos inovadores discutiram a atual competitividade do ecossistema nacional e regional de mobilidade eletrónica numa mesa redonda. Durante o debate, Szabolcs Szolnoki, Secretário de Estado Adjunto da Tecnologia, afirmou que, na Hungria, pensar em termos de estratégias, de um ambiente jurídico adequado e de programas de financiamento direcionados, especialmente para o desenvolvimento de novas tecnologias, são elementos críticos da estratégia europeia de mobilidade.

O evento de três dias incluiu uma conferência de dia inteiro, visitas a sítios inovadores e uma sessão de formação específica centrada nos fundos da União Europeia. Na primeira metade do segundo dia, decorreu uma visita à frota de autocarros eléctricos Ikarus da Volánbusz Zrt. em Székesfehérvár (focada no desenvolvimento de veículos e na ecológica da frota) e ao seu sistema de carregamento elétrico, bem como ao mais recente autocarro midi da família Ikarus, assim como também foram apresentados a delegação internacional e aos parceiros do cluster. A delegação visitou depois o Campus de Inovação de Budapeste da Bosch, que é o centro de engenharia do grupo Bosch na Hungria, onde os peritos da empresa apresentaram as atividades e as mais recentes inovações em matéria de mobilidade eletrónica, incluindo uma demonstração do campo de ensaio automóvel do Campus. No terceiro dia do evento, a delegação internacional e os parceiros do projeto participaram num workshop interativo para aprenderem sobre candidaturas bem sucedidas ao Horizonte Europa.

Sobre o REMOBILISE: O projeto REMOBILISE (que significa REagrupar os clusters da MOBILIdade para desenvolver competências e intercâmbios) foi oficialmente lançado em fevereiro de 2022. É um projeto de 24 meses que tem como objetivos gerais de reforçar a excelência da gestão dos clusters, facilitando simultaneamente as ligações estratégicas entre os nossos clusters e os nossos ecossistemas especializados e cidades em toda a Europa, no sector da mobilidade.