Projeto PT2WM – Portugal to World Mobility | Press Release

Projecto PT2WM – Portugal to World Mobility

Os principais organismos do setor automóvel em Portugal – MOBINOV, ACAP e AFIA – unem esforços para promover e internacionalizar o cluster automóvel, elevando o seu potencial para a captação de investimento estrangeiro, através da capacitação e mobilização empresarial de todo um sector, que agrega cada vez mais empresas competitivas, ao nível da construção de veículos e produção de componentes.

Assistimos ao aumento da atratividade de Portugal para empresas e fabricantes internacionais, face à proximidade do segundo fabricante europeu (Espanha) e as excelentes condições para a implantação de novas fábricas e criação de novas cadeias de valor para a produção de modelos elétricos em Portugal.

A otimização dos processos produtivos da cadeia de valor automóvel para ganhos de eficiência – adaptação aos Veículos Elétricos, Veículos Autónomos e Conectados – aliada ao reforço de projetos de Investigação & Desenvolvimento para antecipar as tendências do consumidor e responder às necessidades de otimização do sector produtivo – adaptação à Economia Circular – permitem também reposicionar Portugal no mercado automóvel, através da criação de soluções de software específicos para os veículos do futuro.

Conscientes desta evolução e dos desafios atuais, a MOBINOV, a ACAP e a AFIA continuarão a apoiar a transição digital e energética, bem como o desenvolvimento de novos conceitos de mobilidade, através da criação de ecossistemas de empresas no sector e redes de conhecimento capazes de criar impacto noutros sectores económicos.

No horizonte vislumbram já o novo paradigma de consumo de veículos automóveis com novas formas de energia alternativas associadas, que incentivam o desenvolvimento contínuo de estratégias e soluções de descarbonização em Portugal.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lZpo3u3sZ1A

Sobre a ACAP
Há mais de 100 anos (desde 1910) a representar todo o sector automóvel em Portugal, face ao seu valor na economia nacional.
Consciente da importância do desenvolvimento sustentável do sector, a ACAP constituiu a Valorpneu – Entidade Gestora do Sistema de Pneus Usados e a Valorcar – Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida.

E ainda para aumentar e reforçar a competitividade do Sector, a ACAP participou na criação do Cluster Automóvel – MOBINOV em 2016.
Mais informações online em: ACAP | Home

Sobre a AFIA

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel agrega os fornecedores da indústria automóvel, desde 1966, representando este setor, através da recolha e divulgação de informações sectoriais e dados estatísticos.
Promove igualmente a competitividade, as exportações e a internacionalização das empresas associadas com a organização de ações junto de potenciais compradores para o desenvolvimento de fornecedores nacionais. Presta ainda apoio ao estabelecimento de investidores estrangeiros em Portugal;
Mais informações online em: https://afia.pt

Sobre a MOBINOV
Plataforma agregadora de conhecimento e competência na indústria automóvel, com o objetivo de promover uma crescente valorização da competitividade e da internacionalização do setor para transformar Portugal numa referência na investigação, inovação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços da indústria do setor automóvel a nível global.
Mais informações online em: MOBINOV – Cluster Automóvel

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)