Info Descarbonização | Os 3 âmbitos de emissões de GEE

Esta classificação é útil para compreender as origens e os impactos das emissões, bem como para desenvolver estratégias de redução e políticas de mitigação das alterações climáticas.

Neste contexto, Scope 1 refere-se às emissões diretas de gases de efeito estufa que uma organização gera a partir das suas atividades internas e às emissões provenientes dos veículos da sua frota própria. Estas são as emissões das quais a organização tem controlo direto.

Em relação às emissões Scope 2, consideradas indiretas, são associadas à produção de energia comprada e utilizada por uma organização, geralmente a partir de terceiros, como é o caso da eletricidade adquirida à rede.

Por último, Scope 3 são as emissões indiretas, ou induzidas, associadas às atividades de uma organização que ocorrem fora das suas operações diretas, estando por isso diretamente ligadas à atividade desenvolvida na cadeia de valor. As emissões Scope 3 são, normalmente, as mais representativas e as mais difíceis de rastrear e controlar por parte das organizações.

O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional terá estas especificidades em consideração de forma a, de uma forma efetiva, reduzir o impacto destas indústrias no meio ambiente e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência destas aos desafios climáticos futuros.

Para ter acesso a mais informações sobre o tema da Descarbonização, subscreva a nossa rubrica aqui: Info Descarbonização (google.com)

#ConstruiroFuturo#RecuperaçãoemAção

#descarbonizaçãodaindústria#industriaautomovel#clusterautomovel

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)