Projeto INFIMO

Ecossistemas de inovação interconectados e inclusivos focados em TIC e mobilidade (INFIMO) é um projeto do Horizonte Europa centrado na colaboração estratégica entre clusters e diversos atores de inovação da Estónia, Portugal e Geórgia. O INFIMO está a utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a transição digital e verde em vários setores económicos alinhados com o framework da Indústria 5.0 (rumo à Indústria 6.0).

Os principais objetivos do projeto são:

  1. Estabelecer uma parceria estratégica que envolva os atores de inovação mais diversificados da Estónia, Portugal e Geórgia para desenvolverem em conjunto as suas capacidades de inovação e facilitar a implementação e impulsionar soluções inovadoras.
  2. Desenvolvimento de dois modelos de colaboração que apoiam a transição digital e verde em diversos setores económicos com a ajuda das TIC:
    • A) Um modelo genérico de colaboração para apoiar a digitalização e sustentabilidade numa variedade de setores económicos por meio do uso das TIC. O modelo será testado em pelo menos 3 setores.
    • B) Um modelo avançado de colaboração que facilita a transição conjunta e maior competitividade no setor da mobilidade, incluindo projetos piloto de I&D e um programa de open innovation em que startups/PMEs propõem soluções para os desafios de grandes empresas. O modelo poderá ser ajustado para uso em outros setores no futuro.
  3. Apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em ciência e estabelecer pilotos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) entre as partes interessadas em inovação nos ecossistemas INFIMO focados no campo da mobilidade.
  4. Facilitar o maior envolvimento de mulheres inovadoras e aumentar a responsividade de género dos serviços oferecidos pelos parceiros.
  5. Apoiar a troca de melhores práticas, habilidades e desenvolvimento de conhecimento e aprendizado mútuo pelas redes envolvidas e diversos atores de inovação.
  6. Estabelecer contatos e abrir caminho para colaboração com redes relevantes e ecossistemas de inovação na União Europeia e países associados.

O projeto une três clusters:

A ITL representa uma região de forte inovação e conecta o projeto com três grandes redes europeias, a European Digital SME Alliance, DIGITALEUROPE e ITS Nationals. A MOBINOV representa uma região de Inovação Moderada e aproveita o alcance do projeto para outros clusters de mobilidade e automóveis da União Europeia por meio da European Automotive Cluster Network. O GIC representa uma região de Inovação Modesto e liga o projeto a outras iniciativas de cluster georgianas e atores de inovação em diversos setores industriais. O consórcio do projeto também inclui a Baltic Innovation Agency (BIA) da Estónia, uma empresa experiente em gestão de inovação e representante da Enterprise Europe Network no projeto.

Juntos, os parceiros atuarão como uma força motriz para construir uma colaboração estratégica entre os ecossistemas que eles representam. Eles irão incentivar o envolvimento de partes interessadas mais diversas em inovação nos países envolvidos, bem como estabelecer contatos com parceiros relevantes de outros países. Em conjunto, os quatro parceiros irão se concentrar em reduzir a divisão de inovação nos países parceiros, facilitando um maior envolvimento e conexões entre diferentes atores de inovação, como empresas de diferentes tamanhos, atores de ID&I, autoridades públicas, investidores, inovadores sociais, sociedade civil e organizações não governamentais.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Nome do projeto: Ecossistemas de inovação interconectados e inclusivos focados em TIC e mobilidade Acrónimo: INFIMO

Duração: 01 de junho de 2023 – 31 de maio de 2025 (24 meses)

Valor do financiamento: 500.000 €

The Funding is provided by the European Union through the European Innovation Council and SMEs Executive Agency.

The project is funded by the European Union. Views and opinions expressed are, however, those of the authors only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Innovation Council and SMEs Executive Agency (EISMEA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)