Em 2021, foi registado um valor total de 54,59 mil milhões de emissões com GEE em todo o mundo, sendo a China e os Estados Unidos da América os países que registaram os valores mais altos, emitindo 13,71 e 5,93 mil milhões de toneladas de GEE, respetivamente.
Se considerarmos as emissões de GEE per capita, a China alcançou 9,62 toneladas por habitante e os EUA registaram 17,58 toneladas per capita. Em Portugal os valores fixaram-se nas 5,01 toneladas por habitante.
Analisando a evolução das emissões de GEE ao longo dos últimos anos, é possível observar que Portugal e os EUA estão a reduzir significativamente as suas pegadas carbónicas através de medidas de descarbonização, enquanto a China tem registado uma tendência de crescimento.
O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional pretende atuar exatamente nestas áreas, reduzindo o impacto destas indústrias no meio ambiente por via da redução das suas emissões e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência destas aos desafios climáticos futuros.
Greenhouse gas emissions – Our World in Data.
Para ter acesso a mais informações sobre o tema da Descarbonização, subscreva a nossa rubrica aqui: Info Descarbonização (google.com)
#ConstruiroFuturo#RecuperaçãoemAção
#descarbonizaçãodaindústria#industriaautomovel#clusterautomovel