As emissões de Scope 2 podem ser quantificadas com base numa abordagem market-based ou location-Based.
As emissões market-based são calculadas com base na intensidade de carbono da eletricidade registada pela entidade fornecedora de energia. Como tal, caso a organização recorra a eletricidade de fontes mais limpas, as emissões de Scope 2 serão mais reduzidas.
Por outro lado, as emissões location-based são calculadas com base na intensidade média de carbono da eletricidade registada na região na qual a organização está localizada, independentemente do fornecedor. Estas refletem os valores médios observados na zona em questão.
As emissões de Scope 2 são uma componente importante na análise da pegada carbónica da organização, especialmente quando se considera o impacto da energia elétrica utilizada nos diferentes processos produtivos. Reduzir as emissões de Scope 2 requer a transição para fontes de eletricidade mais limpas e renováveis, assim como uma aposta efetiva na melhoria da eficiência energética das instalações da organização.
O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional tem estes mesmos objetivos: reduzir o impacto destas indústrias no meio ambiente por via da redução das suas emissões e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência destas aos desafios climáticos futuros.
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