SCAIRA: programas de aceleração para empresas em fase de arranque nas zonas rurais

  • O novo projeto de três anos, financiado pelo Programa Interreg SUDOE, tem como objetivo promover a criação de novas empresas num quadro ecológico e com ênfase nos setores aeroespacial e automóvel.
  • O consórcio SCAIRA é constituído por treze parceiros de França, Portugal e Espanha.

O SCAIRA, um novo projeto de três anos financiado pelo Programa Interreg SUDOE, arrancou! Este projeto tem como objetivo promover a criação e a aceleração de startups nas zonas rurais da região SUDOE, num quadro ecológico e com foco nos setores aeroespacial e automóvel.

O projeto, coordenado pelo Aerospace Valley, procura criar e atrair novos ativos económicos nas regiões rurais, fornecendo simultaneamente respostas inovadoras às indústrias através da produção verde e reduzindo a sua pegada ambiental.

O SCAIRA será desenvolvido por cinco incubadoras (duas das quais beneficiam de infraestruturas de investigação) localizadas em França, Portugal e Espanha, que trarão a sua experiência e melhores práticas para o centro do plano de ação. Os desafios industriais, territoriais e ambientais serão identificados e definidos por cinco clusters dos ecossistemas regionais dos parceiros.

Para a construção de um ecossistema de empreendedorismo sólido exige-se um esforço coordenado de um grupo diversificado de players. Para atingir os seus objetivos, a iniciativa conta com a rede e os conhecimentos de 13 parceiros: Aerospace Valley (França), IMT Mines Albi-Carmaux (França), IMT Mines Alès (França), CARO (França), SOLTENA (França), Airbus Atlantic (França), MOBINOV (Portugal), HIESE (Portugal), CIAC (Espanha), CEEIM (Espanha), FUNDECYT-PCTEX (Espanha), CTA (Espanha) e Renault España (Espanha).

De Toulouse… para um futuro mais verde!

O Kick-Off do SCAIRA teve lugar recentemente em Toulouse. Durante a reunião, os representantes dos 13 parceiros tiveram a oportunidade de discutir o âmbito do projeto e de partilhar os seus pontos de vista sobre as dificuldades que uma iniciativa internacional pode colocar, entre outros.

Siga as redes sociais do projeto e não perca nada!

https://www.linkedin.com/company/scaira-interreg-sudoe/

https://x.com/Interreg_SCAIRA?s=20

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)