As metas estabelecidas no PNEC 2030 referem que Portugal deve reduzir entre 45% e 55% as emissões de GEE até 2030, comparativamente a 2005, ano em que atingiu o pico máximo da emissão de GEE.
De modo a alcançar este objetivo foi definido que é necessário reduzir as emissões em 70% no setor dos serviços, 40% nos transportes, 35% no residencial, 30% no setor dos resíduos e águas residuais e 11% na agricultura.
Para além disso, será fundamental reduzir o consumo de energia primária em 35% por via da melhoria da eficiência energética. Outro objetivo a concretizar envolve um aumento de 47% na contribuição das energias renováveis para o consumo de energia, incluindo um aumento de 20% no setor de transportes.
Por último, aumentar as interligações elétricas com a Europa em 15% de forma a garantir uma troca de eletricidade entre regiões é fundamental para a promoção de energia limpa e redução dos GEE.
O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional tem, como tal os objetivos de reduzir o impacto destas indústrias no meio ambiente por via da redução das suas emissões e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência destas aos desafios climáticos futuros.
Para ter acesso a mais informações sobre o tema da Descarbonização, subscreva a nossa rubrica aqui: Info Descarbonização (google.com)
#ConstruiroFuturo#RecuperaçãoemAção
#descarbonizaçãodaindústria#industriaautomovel#clusterautomovel