Info Descarbonização | Acordo de Paris e obrigações de Portugal

As metas estabelecidas no PNEC 2030 referem que Portugal deve reduzir entre 45% e 55% as emissões de GEE até 2030, comparativamente a 2005, ano em que atingiu o pico máximo da emissão de GEE.

De modo a alcançar este objetivo foi definido que é necessário reduzir as emissões em 70% no setor dos serviços, 40% nos transportes, 35% no residencial, 30% no setor dos resíduos e águas residuais e 11% na agricultura.

Para além disso, será fundamental reduzir o consumo de energia primária em 35% por via da melhoria da eficiência energética. Outro objetivo a concretizar envolve um aumento de 47% na contribuição das energias renováveis para o consumo de energia, incluindo um aumento de 20% no setor de transportes.

Por último, aumentar as interligações elétricas com a Europa em 15% de forma a garantir uma troca de eletricidade entre regiões é fundamental para a promoção de energia limpa e redução dos GEE.

O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional tem, como tal os objetivos de reduzir o impacto destas indústrias no meio ambiente por via da redução das suas emissões e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência destas aos desafios climáticos futuros.

Para ter acesso a mais informações sobre o tema da Descarbonização, subscreva a nossa rubrica aqui: Info Descarbonização (google.com)

#ConstruiroFuturo#RecuperaçãoemAção

#descarbonizaçãodaindústria#industriaautomovel#clusterautomovel

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)