Info Descarbonização | Scope 1

As principais fontes de emissões de Scope 1 no setor automóvel incluem:

  1. Processos de Fabrico: a produção de veículos e componentes pode gerar emissões de GEE;
  2. Operações de Fábrica: resultantes da combustão de combustíveis fósseis em caldeiras, por exemplo, para gerar calor, energia elétrica ou vapor nas instalações da fábrica;
  3. Frotas de Veículos da Empresa: as emissões associadas aos veículos da empresa, utilizados para transporte interno, entrega de peças ou outros fins relacionados ao fabrico de veículos também contribuem para esta categoria;
  4. Gases Fluorados: eventuais fugas de GEE associados ao uso de gases refrigerantes em sistemas de ar condicionado ou refrigeração nas instalações da fábrica também têm um peso relevante nesta categoria.

A monitorização e gestão das emissões de Scope 1 no setor automóvel são fundamentais para compreender e minimizar o impacto ambiental das operações internas. A indústria pode reduzir as suas emissões de Scope 1 através de práticas sustentáveis, como a melhoria da eficiência energética nas instalações, a transição para fontes de energia mais limpas, a redução do uso de combustíveis fósseis nas suas frotas e a adoção de tecnologias de fabrico menos intensas do ponto de vista energético. A compreensão e a redução das emissões de Scope 1 é condição base para que o setor automóvel possa mitigar os seus impactos ambientais e avançar em direção a uma produção mais sustentável e menos intensa em carbono.

O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional tem estes mesmos objetivos: reduzir o impacto destas indústrias no meio ambiente por via da redução das suas emissões e, simultaneamente, contribuir para uma maior adaptação e resiliência destas aos desafios climáticos futuros.

Para ter acesso a mais informações sobre o tema da Descarbonização, subscreva a nossa rubrica aqui: Info Descarbonização (google.com)

#ConstruiroFuturo#RecuperaçãoemAção

#descarbonizaçãodaindústria#industriaautomovel#clusterautomovel

Últimas / Novidades

Sede Mobinov

Av. D. Afonso Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos

+351 22 016 48 98 (chamada para a rede fixa nacional)

Delegação Lisboa

+351 21 303 53 00 (chamada para a rede fixa nacional)