Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Nacional arrancou com a quantificação de 20 pegadas carbónicas e uma análise às melhores práticas nacionais e internacionais

Em parceria com um leque alargado de empresas representativas do setor, a Mobinov arrancou com o desenvolvimento de um projeto focado na construção de um Roteiro de Descarbonização do setor Automóvel Nacional, Projeto/Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

O desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Português está em progresso, tendo já sido realizada a avaliação da pegada carbónica de 20 empresas do setor, assim como o desenvolvimento de uma análise exaustiva das melhores práticas, nacionais e internacionais, em matérias de sustentabilidade e alterações climáticas.

No âmbito do desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Português, a Mobinov, conjuntamente com os seus parceiros e associados, tem vindo a trabalhar no sentido de assegurar uma visão robusta e estruturada do impacto climático que as diferentes empresas apresentam no decorrer da sua atividade.

Neste contexto, ao longo dos últimos meses a equipa tem vindo a trabalhar no sentido de desenvolver uma análise exaustiva às melhores práticas de combate às alterações climáticas nacionais e internacionais assim como na quantificação da pegada carbónica de 20 empresas do setor.

Relativamente ao primeiro ponto, o foco passou por identificar os principais drivers e as melhores práticas de mercado, assim como os grandes avanços tecnológicos e os documentos legisladores mais relevantes e atuais no sentido de possibilitar a construção de uma visão holística e transversal do panorama atual e identificar oportunidades de melhoria para a indústria automóvel em Portugal. Adicionalmente, realizou-se também uma análise aos principais planos de neutralidade carbónica em curso na União Europeia, proporcionando uma visão alargada dos desafios e oportunidades existentes e potenciando um futuro alinhamento entre estas metas e as preconizadas no Roteiro de Descarbonização do Setor.

No que concerne ao segundo ponto, o objetivo central passou pela quantificação da pegada carbónica de 20 infraestruturas distintas no sentido de obter uma visão clara das emissões atuais e identificar as áreas-chave, suscetíveis de melhoria. Este processo foi efetuado com base nas melhores práticas internacionais, tendo permitido estabelecer uma base sólida para a definição de metas objetivas de redução de emissões de gases com efeito de estufa para os diferentes subsetores de atividade da indústria automóvel.

Os resultados que emergiram destes dois processos encontram-se agora a ser consolidados num Roteiro de Descarbonização transversal e ajustado às especificidades do setor automóvel português. Este Plano, não só estabelece metas concretas para a redução de emissões de GEE, como também define estratégias e programas concretos, orientados para apoiar as empresas no alcançar desses mesmos objetivos, aproveitando as melhores práticas e as mais recentes inovações disponíveis em matérias de combates às alterações climáticas.

Paralelamente, encontra-se também em curso um plano de comunicação abrangente que visa sensibilizar os players do setor para a importância de adotar medidas que promovam a transição de uma economia linear e intensiva para um modelo circular e de baixo carbono. Através de campanhas de sensibilização contínuas e direcionadas, o setor encontra-se a ser informado sobre como deve contribuir para um futuro mais sustentável e quais são os benefícios e as grandes oportunidades associadas a estas mudanças.

Neste âmbito, o Roteiro de Descarbonização do Setor Automóvel Português pretende apoiar a definição de um modelo de desenvolvimento da indústria automóvel nacional mais sustentável, resiliente, inovador e orientado para fazer face aos desafios futuros.

Plano de Recuperação e Resiliência português (recuperarportugal.gov.pt)

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