Estratégia Empresarial para Engenheiros

Segunda-feira, 10 maio 2021 - quarta-feira, 7 julho 2021

Evento Online

Visit the page of this event

Formação & Capital humano

Grande parte dos mercados reais que observamos são estruturas oligopolistas, isto é, nem perfeitamente concorrenciais nem monopolistas. É nestes mercados que há lugar à estratégia empresarial de ação e reação, modelizada através da Teoria de Jogos, em que cada empresa (player) tem de ter em conta os impactos das suas decisões nas respostas das restantes. É fundamental para qualquer engenheiro compreender este funcionamento estratégico, no sentido de perceber o contexto próximo em que a sua empresa atua.

Este curso é focado nos conceitos fundamentais da concorrência e estratégia empresarial em mercados oligopolistas, sendo abordadas estratégias de fixação do preço, de diferenciação do produto, ou de barreiras à concorrência, com vista à obtenção, consolidação e exploração de poder de mercado. Os conteúdos programáticos incluem ainda a análise dos impactos da política de concorrência, estratégias de fusões e aquisições, integração, desintegração, diversificação e internacionalização.

OBJETIVOS
Compreender e antecipar as estratégias de concorrência empresarial num ambiente de ação e reação entre empresas rivais, com recurso à Teoria dos Jogos e com eventuais assimetrias de informação,
Entender o impacto destas estratégias a nível empresarial, nos consumidores e no mercado como um todo.

DESTINATÁRIOS
Curso destinado a todos os profissionais licenciados da área de Engenharia ou Gestão e a todos aqueles que queiram aprofundar ou aperfeiçoar os temas na área da Estratégia.

Ver Brochura do Curso AQUI.